domingo, 24 de junho de 2012

Destino: Chile! - Parte II

Olá! Já falamos sobre o que levar, quando ir, e outras informações interessantes aqui. Agora vamos continuar falando sobre Santiago e o que esse destino tem a nos oferecer.

O que fazer: Há diversas opções de passeios interessantes. E tem aqueles que não podem faltar. Sugiro o mínimo de 4 dias para fazer um roteiro bem básico, dessa forma:
  • 2 dias para fazer um City tour pela cidade (Um dia para conhecer a cidade de uma forma bem geral e o outro para ir aos lugares que vocês acharem mais interessantes);
  • 1 dia para ir até a Região Montanhosa da Cordilheira dos Andes;
  • 1 dia para ir a Viña del Mar e Valparaíso.
Claro que quanto mais tempo melhor, pois é maravilhoso ter tempo para andar sem pressa pela cidade, o que eu particularmente adoro pois dessa forma conseguimos vivenciar bem a cultura do local. Vou falar agora sobre alguns passeios que não podem faltar na programação:
  • City tour – Era a segunda viagem para fora do país que fizemos, então não tínhamos muita experiência na época, e por incrível que pareça ainda não existiam tantos blogs e informações disponíveis, então contratamos uma agência de turismo lá mesmo quando chegamos no hotel em Santiago para fazer esse city tour no primeiro dia, Valle Nevado (Montanha), Valparaíso e Viña Del Mar em outros dias. Na época lembro que não foi tão caro, acho que todos os passeios custaram um total de +/- USD 300 para nós os dois, ahh, fomos na Concha y Toro com esse guia também. Se eu voltasse para lá, contrataria agência novamente porque vale a pena financeiramente, com exceção do city tour, que dá para fazer tranquilo sem guia (sugiro usar os famosos Bus Turísticos, falei sobre ele aqui). Os hotéis tem diversas operadoras de turismo para indicar, mas lembro que a principal dica nesse caso é pesquisar, pois dependendo da época pode-se encontrar pacotes aqui no Brasil com agências de turismo com preços bem mais em conta do que lá.
  • Valle Nevado – É incrível, o ponto alto da viagem para mim. Ver a neve é muito legal, a gente vira criança de novo. O ideal é passar um dia inteiro lá, e a viagem é um pouquinho longa, por isso vale a pena fazer com alguma operadora de turismo, até porque tem que dirigir na neve em uma parte do caminho e para quem não tem experiência é arriscado. Existem outras estações também, mas a Valle Nevado é sem dúvida uma das mais famosas, é mais próxima de Santiago e linda de viver! Ahhh, não esqueçam de tomar o Pisco Sour, bebida típica daquelas bandas.
  • Viña del Mar e Valparaíso – Passeio de um dia inteiro, também é especial pois é possível conhecer o oceano pacífico e para quem gosta de frutos do mar lá tem várias opções. É possível ver um Moai que estava na Ilha de Páscoa, um funicular que ainda funciona, enfim, vale a pena. Também acho que vale a pena fazer com operadora, pois é distante de Santiago, e os guias sabem direitinho onde nos levar, e como geralmente se faz esse passeio em um dia só, se formos sozinhos acabamos perdendo muito tempo para encontrar os lugares e o passeio fica incompleto.
  • Vinícola Concha y Toro – Pra quem gosta de vinhos, um espetáculo. Essa era uma das minhas marcas favoritas (ainda é!) então queria muito conhecê-la. O passeio durou uma tarde. Fomos no primeiro dia, por isso fomos com a operadora, mas depois descobri que não era tão difícil chegar lá. Olha, eu acho que tem coisas que vale a pena e outras não, como eu já falei, um city tour eu prefiro fazer sozinha, pois a operadora acaba nos levando somente nos pontos mais famosos e sempre com horário marcadinho para cada lugar, e eu acho que a gente perde muito na qualidade do passeio dessa forma. Já um passeio para a vinícola por exemplo, eu acho que vale a pena, pois não perdemos tempo procurando o caminho, se fossemos de táxi seria muuuiiitttooo mais caro, ele nos mostra os locais legais dentro na vinícola além de já comprar o ingresso antecipado, fica a dica.

Bem, esses foram os passeios que fizemos e os mais comuns. É aquele tipo de passeio que não pode faltar em uma viagem para lá. Nos outros dias passeamos pela cidade, fomos em Museus, Igrejas, restaurantes legais, Mercado Público, enfim, tem muita coisa legal para ver. Alguns locais que não podem faltar nos passeios pela cidade de Santiago, na minha opnião:
  •  Pueblito los Dominicos – Muito show, fomos de táxi e foi bem baratinho. Vale muito a pena ir até lá. É um réplica de um antigo povoado Chileno, muito interessante e tem muito artesanato, principalmente em cobre, que é uma das maiores fontes de renda do Chile.
  •  Restaurante Giratório  – Fica no bairro Providencia, é muito interessante pois ele fica no alto de um prédio e vai girando lentamente, então vocês ficam sentadinhos em uma mesa e vão tendo a visão panorâmica da cidade, vale a pena! Nós ficamos nesse bairro, bem pertinho desse restaurante, então nem me lembro como chegar, mas basta perguntar para qualquer pessoa que eles indicarão, o povo chileno é muito educado e prestativo, totalmente diferente dos Argentinos, hahaha.
  • Cerro San Cristóbal  – Vale a pena principalmente pela vista da cidade e por ver no horizonte as montanhas cobertas de neve.
  • La Chascona  – Para quem admira Pablo Neruda é imperdível.Também há a opção de ir até Isla Negra, porém fica fora da cidade. Lá fica a casa onde ele morava e existe um museu bem rico sobre sua obra. Não conseguimos ir pois estava fechado para manutenção bem naquela semana!
Outras informações:
Nome oficial: República do Chile.
Capital: Santiago.
Idioma oficial: Espanhol. Mas o “Portunhol” é bem entendido.
Para mais informações, sugiro o site oficial para turismo no Chile: http://www.chile.travel/.


Finalizando então, compartilho todas essas dicas com vocês pois sei bem como é difícil encontrarmos informações claras e simples para nos ajudar a programar viagens, principalmente quando não queremos gastar demais. O diferencial dessas informações é que tudo isso e cada detalhezinho do que escrevi foi vivido realmente por mim. Então, boa viagem para quem estiver com data marcada e bons sonhos para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário