sexta-feira, 29 de março de 2013

Opinião - Modo Americano de ser! Não deixe que a mídia te engane!

Nada melhor do que aprender. O conhecimento é sem dúvida uma das coisas que mais enriquece a vida. Antigamente eu achava que para aprender, bastava ler um pouco sobre o assunto e pronto! Mas eu discordo disso hoje, penso que para aprender de verdade é preciso vivenciar, provar, testar, estar naquela situação, observar. Estou tendo a oportunidade de passar uma temporada nos Estados Unidos e confesso, sempre fui curiosa em relação a isso. Desde pequena admiro a América mas ao mesmo tempo sempre tive um certo pré-conceito em relação ao que a mídia Brasileira e Mundial bombardeiam nas nossas cabeças: que o Americano é consumista, frio, etc.

Bem, o que posso dizer para quem pensa o mesmo? Me enganei. Mais uma vez encontrei uma realidade totalmente diferente do que pensava. Digo mais uma vez porque simplesmente todos os lugares pelos quais já passei me surpreenderam. Desde a primeira vez que tive oportunidade de observar de perto uma cultura diferente da minha, entendi que a partir daquele momento eu jamais poderia falar de novo de um lugar sem ter realmente estado lá, sem conhecer na prática essa cultura. Infelizmente a mídia só fala do que convém. E isso também aplica-se para a visão que os outros povos tem do Brasil.

E o que falar do Americano então? Por incrível que pareça, o Americano não é consumista. De modo geral, eles usam roupas simples, tem carros simples para o padrão de vida Americano e preferem investir o dinheiro no conforto da casa. Eles estudam muito para serem quem são! E trabalham muito também! Mas sabem se divertir! Ao invés do que pensam os Brasileiros, os feriados aqui não são comerciais, bem pelo contrário, nos poucos feriados que existem, os Americanos aproveitam para estar com a família e relembrar tradições e costumes. Eles não são frios, apenas cada um é na sua, eles não estão interessados na vida dos outros, no que o vizinho anda fazendo ou na última fofoca da rua, eles não querem saber. Mas se você precisar de ajuda, pode ter certeza que você nunca será tão bem tratado! Eles são muito bem educados, respeitam as regras, e com razão amam seu país independente de questões políticas.

Não entro no mérito de comparação aqui, não estou dizendo que determinado país é pior ou melhor do que outro. Estou dizendo que é muito arriscado e eu diria até pouco sábio falar sobre um país, uma cidade ou até mesmo uma cultura sem que você nunca tenha observado de fato, apenas com base no que se vê nos telejornais. Visitar um país com o objetivo de entender sua dinâmica é com certeza uma forma ótima de observar e aprender, talvez a melhor, mas não é a única. Não deixe que a mídia confunda nossas cabeças. Se você quer falar com propriedade sobre algum assunto, pesquise, se informe, fale com nativos, e é claro, desligue a TV.

Fonte da imagem: http://mamasmiles.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário